Polystation o console que decepcionou milhões

 Com uma aparência idêntica ao PlayStation, e usando cartuchos semelhantes ao NES , Com fragilidade de vidro e joysticks leves como pena , Você se lembra do polystation?


Gamestation Polystation
Gamestation , Polystation console e joysticks 

Introdução: 

Os consoles de vídeo games Polystation são uma série de clones do Nintendo Entertainment System (NES) que imitam o design dos consoles da Sony, como o PlayStation, o PlayStation 2 e o PlayStation 3.

 Esses consoles são produzidos na China e vendidos ilegalmente em vários países, principalmente na América Latina, onde enganam muitos consumidores que esperam comprar um console original da Sony. 

Neste artigo, vamos contar a história de como surgiram os Polystation e quais são as suas características.

Origem

A origem dos Polystation está relacionada com o desenvolvimento do NES em um chip (NOAC), uma tecnologia que permitiu reduzir a placa-mãe do NES para um tamanho bem menor e com custo de produção menos elevado.

Essa tecnologia se deu  início nos anos 1990 e possibilitou o surgimento de vários clones do NES, chamados de fami-clones, que podiam ter diferentes formatos e designs.

 Alguns desses fami-clones eram vendidos como se fossem consoles originais da Nintendo, como o Super Nintendo ou o Nintendo 64, mas outros tentavam imitar consoles de vídeo games de outras empresas, como a Sega ou a Sony.


O primeiro Polystation foi lançado em 1997 e tinha uma aparência muito semelhante ao PlayStation original, também conhecido como PSOne na época. 

O console tinha um suposto leitor de CDs, mas na verdade usava cartuchos de 60 pinos, compatíveis com os jogos do NES, um certo tipo de aparência dual , aparentava se que podia ser usado CDs , mas quando se abria a tampa, Oque se encontrava era um slot de cartuchos.

 O controle também imitava o do PlayStation, mas alguns botões eram apenas decorativos, os joysticks também não podiam ser acidentalmente derrubados pois poderiam se quebrar de tão frágeis , o fio também não durava muito tempo se ter que ser isolado frequentemente.

O console vinha com uma caixa que copiava a fonte e o logotipo do PlayStation e mostrava imagens de jogos de outros consoles, como o Sega Saturn e o Nintendo 64. 


A caixa também prometia um som estéreo, mas o console só tinha som mono

O Polystation era vendido a um preço muito baixo, o que atraía muitos consumidores que não sabiam da diferença entre os consoles, porém Oque tornou acessível a muitos que conheceram seu primeiro game através dele.


O Polystation teve várias versões e variações, que acompanhavam as mudanças nos consoles da Sony.

 Por exemplo, o Polystation 2 imitava o PlayStation 2, o Polystation 3 imitava o PlayStation 3 e assim por diante. 

Alguns desses consoles tinham nomes diferentes, como PS-Kid, Game Player e Play and Power.

 Outros imitavam consoles de outras empresas, como o Nintendo 64 e o Dreamcast. 

Os jogos desses consoles eram geralmente cópias ou modificações dos jogos do NES, com gráficos e sons inferiores aos originais. 

Alguns consoles também vinham com jogos gravados na memória interna do vídeo game , que podiam ter várias fases diferentes.


Os Polystation também são considerados produtos ilegais, pois violam as patentes da Sony e da Nintendo e usam peças falsificadas ou muitas das vezes  contrabandeadas.

Os consoles são produzidos na China e distribuídos por meio de rotas clandestinas, que passam por países como o Paraguai e o Brasil. 

Os consoles são vendidos em camelôs ou lojas de produtos importados, sem garantia ou assistência técnica , ou seja não é difícil encontrar histórias de quem comprou um polystation e se arrependeu ou teve problemas 

Os Polystation podem apresentar vários problemas de funcionamento, como superaquecimento, travamento, ruído e baixa qualidade de imagem e som e fragilidade externa.


Os consoles Polystation foram muito populares na década de 2000, principalmente na América Latina, onde muitas crianças tiveram o seu primeiro contato com os videogames por meio desses consoles. 


Apesar de enganarem muitos consumidores e decepcionarem muitos jogadores, os Polystation também proporcionaram momentos de diversão e nostalgia para muitas pessoas, que puderam jogar clássicos do NES em um console que parecia um PlayStation. 


Sobre os jogos 


Os jogos pirateados e falsificações que utilizava o polystation eram, na maioria, cópias não autorizadas de jogos originais do Nintendo Entertainment System (NES), o famoso Nintendinho. 

Esses jogos eram vendidos em cartuchos que prometiam ter milhares de jogos, mas na verdade só tinham alguns repetidos ou modificados,  Alguns cartuchos prometiam até bem mais de mil jogos se bem ainda me lembro , alguns  exemplos de jogos pirateados e falsificados são:


- Duck Hunt: 

um jogo de tiro em que o jogador usava uma pistola de plástico para atirar em patos que apareciam na tela. 

O jogo era originalmente da Nintendo e foi pirateado para ser usado nos consoles de  Polystation.

- Circus Charlie:

 um jogo de plataforma em que o jogador controlava um palhaço que fazia várias acrobacias em um circo.

 O jogo era originalmente da Konami e foi lançado para o Arcade.

- Chip 'n Dale Rescue Rangers:

 um jogo de ação e aventura em que o jogador podia escolher entre os personagens Tico e Teco, dois esquilos que faziam parte de uma equipe de resgate. 

O jogo era originalmente uma produção da Capcom e foi lançado para o NES.

- Hyper Olympic: 

um jogo de esporte em que o jogador competia em várias modalidades olímpicas, como corrida, salto em distância, arremesso de dardo e tiro ao alvo. 

O jogo era originalmente uma produção da Konami e foi lançado para o Arcade.

- Mighty Final Fight: 

um jogo de luta em que o jogador podia escolher entre três personagens: Cody, Guy e Haggar, que enfrentavam uma gangue de criminosos chamada Mad Gear.

 O jogo que na verdade era originalmente da Capcom e foi lançado para o NES.


Esses jogos, apesar de serem pirateados e falsificados, marcaram a infância de muitas pessoas que não tinham acesso aos consoles originais ou aos jogos oficiais. 

Muitos desses jogos tinham gráficos, sons e jogabilidade inferiores aos originais, mas ainda assim eram divertidos e desafiadores. 

Alguns desses jogos também tinham versões modificadas, com personagens, cenários ou nomes diferentes, para tentar enganar os consumidores ou evitar processos judiciais. 

Por exemplo, o jogo Super Mario Bros. tinha uma versão chamada Super Mario 14, que na verdade era uma cópia de um jogo japonês chamado Kaiketsu Yanchamaru 


Referências 



(Canal Fiaspo)

Postar um comentário

Não conseguiu instalar algum jogo , deixe seu comentário para que outros membros possam te ajudar.

Postagem Anterior Próxima Postagem